Pegando carona pela primeira vez

Do you want to read this in English? Click here.

Eu sei o que a maioria das pessoas pensa sobre pedir carona: “Eu não daria carona para um estranho, ele pode tentar me roubar ou até me matar!!!” ou “Eu nunca entraria no carro de um estranho. Talvez eles parem só pra me roubar, ou pra me levar pra um lugar estranho e me matar!!!”. Ok, eu não te culpo se você pensa dessa maneira, nós vivemos numa sociedade que tenta nos assustar o tempo inteiro. Mas eu prefiro pensar que nem todo mundo nesse mundo é uma pessoa periogosa e que existe uma grande maioria de pessoas boas por aí.

Assim eu comecei a ler mais sobre hitchhiking e conversar com pessoas que já haviam feito isso. E quanto mais eu lia e conversava, mais crescia a vontade de fazer. Eu não queria ficar amarrado a horários de ônibus/trens/vôos, eu precisava ter a liberdade de decidir onde e quando eu iria seguir em frente. Eu queria ter histórias pra contar, eu queria ouvir histórias de outras pessoas e pegar carona me propiciaria isso. Imagine isso, você senta no carro e tem apenas algumas horas, talvez até menos que isso e talvez você nunca mais veja essa pessoa. E você pensa: por quê ele me deu carona? Por quê estão indo pra lá? De onde vem? (Globo Repórter feelings rs)

Pegando carona no Reino Unido

Com viagem marcada pro Reino Unido, pensei que seria uma boa oportunidade pra tentar pegar carona pela primeira vez. Infelizmente, seria uma viagem curta e com muitas paradas, então eu planejei pedir carona apenas um dia, pra ver como seria. Existe um ótimo ponto para isso em Sheffield, onde eu apenas pegaria pessoas dirigindo para Manchester e decidi que aquele era o lugar perfeito pra começar.
Eu estava couchsurfing “surfando” em Sheffield e minha anfitriã me surpreendeu dizendo que o “ponto perfeito” que eu tinha visto no hitchwiki era próximo a casa dela e que poderiamos ir andando para lá. Coincidência? Um belo de um começo, isso sim. Ellie caminhou comigo até o “ponto” e lá estava eu, placa pronta, dedão pra cima, animado por estar ali, e com um pouco de medo também.
Depois de uns minutos, alguns carros passaram e a maioria deles acenava ou retornava o sinal de positivo. Especialmente quando você já está esperando um bom tempo, esse contato com os motoristas ajuda bastante, pois te faz imaginar qual será o próximo que irá acenar e realmente parar.
Mas não foi dessa vez que tive que esperar muito, e depois de exatos 9 minutos um carro parou. Will estava dirigindo um Volkswagen azul a me disse que não iria para Manchester, mas que poderia me deixar bem próximo de lá. Nascido no País de Gales, estava voltando pra casa após passar alguns dias com sua namorada, que mora em Sheffield. Enquanto ele dirigia pelo “Snake Pass” completamente pintado de branco pela neve, me disse que costumava pedir carona quando era mais novo, e por isso, hoje tenta ajudar sempre que possível. Conversamos bastante e depois de um tempo descobrimos que ambos fomos programadores um dia (naquela época eu trabalhava na cozinha de um restaurante e ele fazia diversos trabalhos, e estava estudando HTML5 pra poder voltar pra area de TI.).

"Caminho da cobra", de Sheffield até Manchester

“Caminho da cobra”, de Sheffield até Manchester

Ele me deixou ainda mais perto de Manchester do que eu imaginava (só precisei andar por 15 minutos e estava no centro da cidade) e voltou pra sua rota original. Fiquei muito feliz que minha primeira tentativa tinha dado certo e fiquei ansioso pra fazer issso de novo. Isso me levou a uma ótima experiência pedindo carona pela Irlanda e depois ao redor da Europa. Estou agora tentando fazer isso aqui no Brasil e já consegui uma vez, acompanhado dos meus dois irmãos.

Ainda na dúvida se deveria pegar carona ou não? Leia esse post do Hitch-Hikers’s handbook [Inglês]

 

E você? Daria carona para alguém? Ou preferiria pegar uma carona?

REDES SOCIAIS

fb-icon twitter-icon instagram-icon pinterest-icon google-plus-icon
One thought on “Pegando carona pela primeira vez

Leave a Reply

