Pegando carona na Irlanda: de Glendalough até Waterford – Parte 1/3

Do you wanna read it in English? Click here.

Março, 2013. Meu tempo na Irlanda estava chegando ao fim. Depois de pedir as contas nos meus dois empregos e ter uma experiência maravilhosa no dia de São Patrício em Dublin, era hora de começar uma pequena viagem ao redor da ilha.
A principal ideia era viajar pegando carona, mas isso podia mudar de acordo com o clima, logo mudanças no plano eram bem possíveis pois estamos falando da Irlanda.
A viagem começaria em Glendalough, eu pegaria o primeiro ônibus de Dublin e passaria o dia lá. Tinha visto muitas fotos e ouvido muitas coisas boas sobre o Parque Nacional de Wiclow e estava ansioso pra ver um pouco disso pela trilhas em Glendalough.

http://www.wicklowmountainsnationalpark.ie/index.html

Parque Nacional das Montanhas de Wiclow

Glendalough

Passei apenas um dia caminhando por lá e senti que deveria ter ficado mais tempo. Lugar tão lindo e silencioso. O clima estava ruim, mas de novo, essa é a Irlanda, não adianta reclamar, tem que seguir em frente. Caminhar pelas montanhas com um pouco de neve com certeza será algo que nunca vou me esquecer. Vistas maravilhosas dos dois lagos e estar em contato com diferentes animais em seu habitat natural é algo incrível. Vi uma dúzia de veados a uns 10 metros de distâncias. Eles não paravam de me olhar e eu fiz o mesmo. Quando eu andava um pouco na direção deles, eles recuavam e continuavam me olhando. Incrível. Eu recomendo que vocês passem ao menos um dia inteiro lá, e se puderem ir um dia com menos gente, sua experiência será ainda melhor.

Atenção com o urso. Esse caminho leva a uma trilha  no cume da montanha.

Atenção com o urso. Esse caminho leva a uma trilha no cume da montanha.

Caminho no cume da montanha em Glendalough

Caminho no cume da montanha em Glendalough

Vista do lago superior.

Vista do lago superior.

Pessoas

Eu estava dormindo em um hostel do lado do centro de visitantes e o meu próximo dia seria na estrada. Não tinha ideia de como seria, pois eu tentaria pegar carona durante a semana em uma estrada sem muito movimento. O hostel estava vazio também, mas havia alguém no mesmo quarto que eu. Infelizmente não o encontrei até a manhã seguinte.

Antigo cemitério próximo ao centro de visitantes e do hostel.

Antigo cemitério próximo ao centro de visitantes e do hostel.

Daniel, um irlandês que viveu nos EUA, nos Emirados Arabes e em diferentes lugares na Irlanda, me disse em típico bom humor irlandês que quase não conseguiu dormir durante a noite porque a minha cama fazia muito barulho toda vez que eu me mexia. Conversamos bastante enquanto comiamos um terrível Café da manhã Intercontinental (que me custou 5 euros) e contei pra ele que estava planejando pegar caronas até Waterford naquela manhã.
Ele me disse que estava indo para Dublin, então não seria de muita ajuda, mas que podia me deixar no estrada, o que me pouparia 20 minutos de caminhada. Ótimo, vamos lá.
Assim que chegamos na estrada, percebemos que seria meio difícil sair de lá na direção de Waterford. Olhamos o mapa dele, e então ele me disse que poderia pegar uma estrada diferente (um caminho muito mais longo) para chegar em Dublin, e assim me deixar em um melhor lugar. Enquanto falavamos sobre a vida e como as pessoas lidam com os altos e baixos, ele mencionou um provérbio: “Melhor acendar uma vela do que reclamar da escuridão.”
Ele me deixou em Kilcullen onde tomamos um café juntos e ele me deu seu mapa. Disse que conseguiria outro facilmente e que seria muito mais útil comigo.

Lago superior em Glendalough

Lago superior em Glendalough

Incrível como as pessoas podem ser tão gentis com estranhos. Esse cara que eu tinha acabado de conhecer, o mesmo que quase não conseguiu dormir por minha “culpa”, me ofereceu uma carona na direção oposta ao seu caminho, e ainda me deu o seu mapa. Independente de onde você esteja agora, muito obrigado por tudo que você fez.

Gostaria de ler a segunda parte? Clique aqui.

REDES SOCIAIS

fb-icon twitter-icon instagram-icon pinterest-icon google-plus-icon
Leave a Reply

