Carona: de Dresden até Praga

Do you wanna read this post in English? Click here.

Dresden foi uma supresa no meu itinerário. Não tinha planejado passar por lá no começo, mas algumas pessoas me disseram boas coisas sobre lá e comecei a pensar mais sobre isso.
Não é preciso muito para me convencer a ir a um lugar novo, e assim que notei que Dresden estava no caminho entre Berlin e Praga (o trajeto que tinha pensado inicialmente), decidi que deveria parar lá.
Cheguei em Dresden sem lugar para ficar, então a alternativa foi postar no grupo de pedidos urgentes no Couchsurfing, e enquanto eu andava por essa bela cidade um cara respondeu meu pedido. Me disse que estaria ocupado com uma reunião na sua casa e não poderia me dar muita atenção, mas que eu teria um lugar pra passar a noite.
Acabou que ele não teve tempo algum e realmente apenas dormi lá. Se a famosa “experiência couchsurfing” não pode acontecer, pelo menos a casa dele ficava próxima do lugar onde eu queria (mapa) ir para pegar carona pra Praga. Eu não ligo de andar bastante, na verdade é a minha forma favorita de conhecer uma cidade, então aproveitei o dia ensolarado e andei por pouco mais de uma hora e meia pra chegar ao melhor ponto para caronas entre Dresden e Praga.

Ministério de Estado da Fazenda, Dresden (Sächsisches Staatsministerium der Finanzen)

Ministério de Estado da Fazenda, Dresden (Sächsisches Staatsministerium der Finanzen)

Espero não precisar de muito para convencer vocês a visitarem Dresden também, uma cidade com lindos monumentos, pequena e encantadora. Pretendo voltar lá para curtir mais a vida noturna (ouvi dizer que é ótima) e pra explorar os arredores.

De Dresden até Praga

Já com alguma experiência pedindo caronas, minha tática é a de tentar uma carona longa por no máximo 30 minutos, e se não funcionar, parto para as caronas curtas. Assim sendo, coloquei uma placa pra Praga e meu dedão na estrada. 30 minutos se passaram e mudei a placa para Pirna, mesmo não sendo a minha intenção chegar lá. A tática era pedir uma carona para Pirna e conseguir chegar a um posto de serviço que fica na estrada a 15 minutos andando de onde eu estava. Poderia ter tentado ir a pé, mas é proibido andar em estradas na Alemanha então decidi não arriscar, seria mais fácil conseguir uma carona, e lá, esperar por uma carona longa.

Melhor ponto pra pegar carona pra Praga, em Dresden.

Melhor ponto pra pegar carona pra Praga, em Dresden.

Menos de 15 minutos depois de ter mudado a placa para Pirna, um cara parou e disse que poderia me deixar no posto de serviço. Entrei no carro e começamos a conversar, mesmo eu sabendo que a saída pro posto de serviço chegaria em menos de 5 minutos. Talvez esse tenha sido meu erro, pois enquanto conversavamos, ele ultrapassou um caminhão no momento que deveria pegar a saída, e acabamos perdendo ela.
Ele me pediu desculpas e disse que me deixaria na próxima. O problema é que não havia outra antes de Pirna, e ele precisava pegar a saída pra lá. Ele não podia me deixar ali na estrada, pois a única carona que eu conseguiria seria da policia.

Fomos para Pirna, e chegando lá eu tinha duas opções, continuar por Pirna e pegar estradas diferentes e menores até chegar na República Tcheca e de lá tentar algo até Praga, mas eu não sabia nada sobre essas estradas e decidi que era melhor voltar pra Dresden e continuar naquele ponto, aquela era a maior estrada na direção de Praga.

Assim encontrei minha placa para Dresden e em menos de 5 minutos um cara parou. O problema é que o alemão não falava uma palavra em inglês, e na base da mimica consegui explicar que eu queria ir pra Dresden, mas se era possível ele me deixar no ponto que eu queria, próxima a estrada pra Praga. Acontece que ele não me entendeu bem, e não quis parar quando passamos por esse ponto, me deixando em Dresden, mais ou menos próximo a casa do meu anfitrião no couchsurfing.
Bom, lá fui eu andando mais uma hora até o ponto que eu queria. Mas chegando lá, decidi que iria arriscar e andaria até esse posto de serviço. Afinal seriam menos de 15 minutos de caminhada pra alguém que já tinha andado mais de 2 horas naquele dia, e eu não seria tão azarado de passar um carro da polícia durante esses 15 minutos.

Vi um carro entrando no posto de serviço quando eu estava quase chegando lá, e disse pra mim mesmo: “Esse é o carro que vai me levar pra Praga.”.
Chegando no posto, vi o cara parado ao lado do carro dele, fumando um cigarro. Cheguei e perguntei se ele estava indo na direção de Praga e se poderia me dar uma carona. Ele me disse que passaria nos arredores de Praga, e que poderia me deixar por lá.
Fiquei feliz pra caramba, entramos no carro e ele me disse: “Eu nunca dou caronas, e quando vi você chegando, pensei comigo mesmo: “Não será hoje.”. Mas você chegou e começou a falar inglês e aí mudei de ideia. Estou estudando inglês e preciso praticar mais, minha professora vai ficar muito feliz em saber que falei em inglês por quase 2 horas.”
E assim fomos, a mais de 200 km/h em seu Volvo. Eu nunca tinha andando de carro numa velocidade dessa e foi um pouco assustador no começo, mas depois de algum tempo você acostuma. Estranho foi chegar a fronteira com a República Tcheca e passar 80 km/h de uma hora pra outra. Parecia que estavamos indo a pé!!!

Esse é o tipo de coisa que pode acontecer quando você está pega carona 😀

REDES SOCIAIS

fb-icon twitter-icon instagram-icon pinterest-icon google-plus-icon
Leave a Reply

